segunda-feira, 30 de maio de 2011

A EDUCAÇÃO SERVE PARA FAZER MAIS USUÁRIOS E DESENVOLVEDORES DE TECNOLOGIAS.




INTRODUÇÃO.


   Nesse trabalho iremos abordar o uso das tecnologias no âmbito escolar e como o professor se porta em relação às mesmas. Sabemos que é fundamental nos dias de hoje o uso da tecnologia, porém a utilização educacional dos recursos digitais é um dos grandes desafios para os professores de educação, que são os mediadores desse conhecimento.
A partir disso desenvolvemos a pesquisa de campo deste trabalho em uma escola publica da rede estadual situada no Eustáquio Gomes, nessa instituição educacional por meio de entrevista buscamos entender como o professor utiliza esses suportes tecnológicos em suas aulas, pois essa ligação da educação com a tecnologia, nos trás o conhecimento de forma dinâmica, atrativa e pratica.

USO DAS TIC’s NA SALA DE AULA.

Que as tecnologias estão presentes em nosso cotidiano todos sabemos e isso é um fato, desde os nossos ancestrais até hoje a busca pela aprimorarão dela é constante e muitos já acham impossível a vivencia sem tecnologia, sem dúvidas seria difícil e um tanto complicado, mas como temos a tecnologia a nosso alcance vamos pensar em como utilizá-la bem. A educação, assim como a tecnologia é algo construído pelo ser humano e também muito necessário, por isso tentamos ao máximo ligá-las, só que a tecnologia é usada como meio para se construir e adquirir educação. No caso da sala de aula o professor mediador usaria suportes tecnológicos para atrair mais atenção do aluno e instruir de forma lúdica, nessa instrução é dado ao professor um poder enorme pois ele ganha a autoridade e influencia sobre toda uma turma. Assim já dizia Kenski (2007):

“A educação é um mecanismo de articulação das relações entre poder, conhecimento e tecnologias. Desde pequena, a criança é educada em um determinado meio cultural familiar, onde adquire conhecimentos, hábitos, atitudes, habilidades e valores que definem a sua identidade social. A forma como se expressa oralmente, como se alimenta e se veste, como se comporta dentro e fora de casa são resultado do poder em relação aos conhecimentos e ao uso das tecnologias que farão a mediação entre professores, alunos e os conteúdos a serem aprendidos.” (KENSKI, 2077. P.18, cap.1)

A cada dia que passa o homem adapta suas criações as suas fragilidades, e as tecnologias surgiram com esse objetivo, fortalecer um ser tão indefeso que era o ser humano, que só tinha como defesa o conhecimento.
Podemos ver também que muitos têm uma visão antiquada das tecnologias, pensam que estas se resumem a aparatos eletrônicos modernos como: computador, aparelho de DVD ou um data show, mas as tecnologias são todas as criações humanas e desde que o homem vive ele cria. Um exemplo de tecnologia citado por Kenski, que quase nunca é lembrado por nós é a linguagem.

“... existem outras tecnologias que não estão ligadas diretamente a equipamentos e que são muito utilizadas pela raça humana desde o início da civilização. A linguagem, por exemplo, é um tipo específico de tecnologia que não necessariamente se apresenta através de máquinas e equipamentos. A linguagem é uma construção criada pela inteligência humana para possibilitar a comunicação entre os membros de determinado grupo social.” (KENSKI, 2077. P.32, cap.1)

A linguagem possibilita a comunicação, entretenimento e informação assim como muitas máquinas. Só que pelo uso contínuo os seres humanos esquecem que ela também é uma tecnologia criada pelo homem.
A cada dia que passa as máquinas e inúmeras tecnologias estão sendo usadas nos ambientes escolares, hoje frequentemente turmas e turmas formam-se em faculdades de aulas a distancia ou semi-presenciais, estas que usam de tecnologias mais avançadas em prol de estender a educação a todos, alunos tem aulas ao vivo via Web learning, e respondem exercícios online, isso é a tecnologia a favor da educação para todos e em todos os lugares possíveis, que pretende tirar a visão de que a educação só pode ser obtida em sala de aula, em uma escola. Entretanto ainda existem professores que não sabem o real sentido do uso das TIC’s, pensam que estas servem apenas para distrair a turma, usam vídeos como ‘tapa buracos’ para uma aula não planejada, não exploram as tecnologias de forma positiva, as tornando uma brincadeira, e não de forma pedagógica, de forma que o aluno venha a aprender.
Para que as TIC’s possam trazer alterações no processo educativo, no entanto elas precisam ser compreendidas e incorporadas pedagogicamente. Isso significa que é preciso respeitar as especificidades do ensino e da própria tecnologia para poder garantir que o seu uso, realmente, faça a diferença. Não basta usar a televisão ou o computador, é preciso saber usar de forma pedagogicamente correta à tecnologia escolhida” (KENSKI, 2007, P.1, cap.3)


Há tempos atrás alguns professores procediam com o mau uso das tecnologias por que não eram instruídos pelos órgãos maiores, mas nos últimos anos treinamentos estão sido oferecidos para que o uso das TIC’s sejam ainda mais inovadores, o propósito é descobrir métodos melhores e criativos, que cativem os alunos a querer aprender ainda mais. Reinventar (de forma positiva, claro) a concepção que todos têm sobre a educação e a escola, atraindo cada vez, mas crianças e jovens e/ou adultos para o mundo da informação, formando não apenas para o mercado de trabalho, mas para a vida, para serem cidadãos.


 ITINERÁRIOS DE PESQUISA.

A linguagem é usada em todos os lugares da sociedade, e diariamente nas escolas onde se formam indivíduos para o futuro, baseados nas palavras de Kenski no dia 28 de abril do presente ano ás 15h15minh visitamos a escola Corinthio da Paz que atende alunos do 1º ano ao 5º, 8º e 9º ano e também a EJA nos dois segmentos, com o ideal de saber como a escola usa as tecnologias de informação e comunicação.
Conversamos com a coordenadora Ângela Maria dos Santos, que nos recepcionou muito bem e explicou como a escola funciona a respeito das tecnologias. A escola tem tamanha convencional cerca de sete salas, atende os alunos do bairro Eustáquio Gomes no município de Maceió. Tem como ambientes de informação e comunicação uma sala de vídeo, sala de informática e biblioteca, destes três ambientes o mais visitado pelos alunos é a biblioteca, diferente de muitas escolas por aí a escola em que visitamos os alunos prezam muito a leitura e muitos passam pela biblioteca, também chamada de sala de leitura, diariamente; lá os alunos podem encontrar livros didáticos, livros paradidáticos e algumas revistas, os estudantes podem ler os livros na própria sala de leitura ou locar-los e devolver após 7 dias do dia da locação, a escola adotou o projeto: Pequeno Leitor, este projeto tem como objetivo instigar os alunos a lerem ainda mais, pois a prática de leitura é algo muitas vezes esquecido hoje em dia, na culminância do projeto (que acontece anualmente) os alunos junto com toda equipe gestora fazem a celebração por meio de apresentações artísticas.
Um ambiente também muito visitado pelos alunos é a sala de informática, esta é aberta a todos os alunos, mas eles só fazem trabalhos com a ajuda de um monitor, lá também cada classe assiste aula uma vez por semana, a aula é ministrada por um ex aluno, não remunerado, o amigo da escola Elisson Silva, faz esse serviço voluntário pois nem todos os professores da escola ainda se habitaram com a computação, mas de acordo com a coordenadora da escola há poucos anos atrás houveram treinamentos para capacitação feitos gratuitamente pela SEMED (secretaria municipal de educação), mas não houve interesse da parte dos professores. Então a cada dia tem uma sala em horário diferente para assistir aula, lá eles aprendem a história da informática, desde a criação do computador, a internet, o que é o Google, e também coisas simples da computação, como usar as funções básicas do sistema operacional Windows: usar o Word, Excel e até PowerPoint, tem aceso a internet. As professoras que mais utilizam a sala de informática com os alunos são as do 8º e 9º ano, muitas professoras do ensino fundamental ainda não se a costumaram com a idéia de introduzir a informática a sua aula tradicional, todos os alunos tem direito a impressão e Xerox, os professores também tem acesso a dar aulas com data show em sala.
O terceiro ambiente da escola que visitamos foi a sala de vídeo, é um ambiente muito confortável, espaçoso, limpo, que contém condicionador de ar tornando ainda mais aconchegante, para se ter uma aula na sala de vídeo o professor tem que agendar com antecedência na secretaria da escola, pois assim como os outros também é um ambiente muito visitado, existe um monitora que é responsável por este ambiente, quando os alunos tem aula lá eles ficam sob escolta de sua professora e desta monitora, os professores são auxiliados pela coordenadora para utilizarem vídeos como recurso didático e não como distração.

CONCLUSÃO.
 
 Tendo em vista os aspectos abordados em relação ao uso das TIC percebemos que as tecnologias ajudam a passar o conteúdo de forma clara e objetiva, levando o aluno ao desenvolvimento e que o professor mediador do mesmo muitas vezes não esta apto a usar as tecnologias, todavia a maioria deles buscam acompanha esse desenvolvimento educacional,transmitindo aos alunos esse novo conhecimento.


BIBLIOGRAFIA.


(KENSKI, Vani Moreira. Educação e tecnologias: O novo ritmo da informação. Campinas, SP, Papirus: 2077. P.18, cap.1).

(KENSKI, Vani Moreira. Educação e tecnologias: O novo ritmo da informação. Campinas, SP, Papirus: 2077. P.32, cap.1).

(KENSKI, Vani Moreira. Educação e tecnologias: O novo ritmo da informação. Campinas, SP, Papirus: 2077. P.1, cap.3).
                                                               SALA DE LEITURA

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